quinta-feira, dezembro 13, 2007

CSBeja, controlo biométrico

de médicos no Centro de Saúde de Beja suscita protestos

O novo sistema de controlo biométrico instalado no Centro de Saúde de Beja (CSB) está a suscitar acessa controvérsia entre os clínicos que prestam serviço nesta unidade de saúde pelos problemas que levanta na sua identificação.
Pedro Vasconcelos, dirigente nacional do Sindicato Independente dos Médicos não poupa adjectivos na definição do novo sistema de controlo biomédico: "É um sistema mau, está mal concebido e necessita de reformulação urgente". Os erros de identificação são constantes, a ponto de provocar filas de médicos à espera da sua vez para poderem accionar a sua entrada ao serviço, enquanto os utentes esperam pelo início das consultas. Apesar das alterações já feitas ao sistema, as falhas de funcionamento não param, o que leva os médicos a questionar o controlo biométrico e a pedir a sua reformulação.
Pedro Vasconcelos sustenta que a actividade médica não pode estar subordinada a "horários rígidos". Com a introdução do novo sistema, os médicos comentam que estão a trabalhar para um relógio.
Posição diferente é defendida por Rui Sousa Santos, director do Centro Hospitalar do Baixo Alentejo (CHBA), ao garantir que a implantação do controlo médico de assiduidade no passado mês de Outubro não tem suscitado o mesmo tipo de reparos que os que têm sido patentes no CSB e que o seu funcionamento em regime exprimental, até ao final de 2007, tem sido bem aceite.
O presidente do CHBA revelou ao PÚBLICO que os " sistemas são diferentes", manifestando a convicção que o modelo de controlo de assiduidade instalado nos hospitais de Beja e de Serpa tem-se revelado mais eficaz e sem os constrangimentos que Pedro de Vasconcelos descreve no controlo biomédico instalado no CSB.
Para Rui Sousa Santos, o novo sistema pretende ir mais além do que apenas controlar a hora de chegada e de saída dos médicos, considerando este procedimento como o "menos importante" e que deve ficar subalternizado a um vasto conjunto de procedimentos que têm como objectivo último a gestão optimizada dos recursos humanos.
jp, CD, 12.12.07