segunda-feira, abril 30, 2007

Hospital da Luz

Seis conferências à hora dos noticiários

No sábado, dia 21 de Abril, Eusébio da Silva Ferreira deu entrada no Hospital da Luz, em Lisboa, à 01h00. A notícia foi conhecida à hora de almoço e, ao início da tarde, o médico Andrade Gomes, responsável pela Unidade de Cuidados Intensivos, fez uma primeira declaração aos jornalistas à porta do hospital.
Nesse mesmo dia, às 20h00 (hora dos telejornais), falaram no hall de entrada da unidade de saúde José Roquette, director clínico, e Germano do Carmo, o cirurgião vascular que viria a operar o antigo futebolista do Benfica e da selecção nacional.
No domingo, dia 22, os dois clínicos voltaram a pronunciar-se sobre o estado de saúde de Eusébio novamente às 20h00, no hall de entrada, embora tenham proposto que a conferência de imprensa tivesse lugar no auditório. Só que as televisões já tinham os directos preparados para o hall e não tinham tempo de mudar o material para o auditório.
Na segunda-feira, dia em que Eusébio foi operado, os médicos falaram três vezes, sempre no auditório. Às 13h00, João Sá, coordenador da unidade de cuidados intensivos, e Cristina Pestana, anestesista, juntaram-se a Roquette e Germano do Carmo e deram as primeiras indicações sobre a operação a que o antigo futebolista tinha sido sujeito nessa manhã.
Pouco depois das 16h00, voltou a ser feito um ponto de situação, com os quatro médicos, cenário que se repetiu às 20h00.
Na terça-feira, realizaram-se mais duas conferências de imprensa. A primeira às 13h00 e a segunda às 20h00. Após a declaração da noite, José Roquette anunciou que os médicos não voltariam a falar, a não ser que ocorresse alguma alteração significativa do estado de saúde de Eusébio.
Na quarta-feira, não houve declarações oficiais.
O último contacto com os media aconteceu na quinta-feira, dia em que Eusébio recebeu alta. O antigo futebolista, acompanhado pela mulher, Flora Ferreira, e pelo cirurgião vascular Germano do Carmo, falou aos jornalistas antes de abandonar o hospital.
Jornal Público 30.04.07