domingo, outubro 16, 2005

Diário da Pandemia

1.º - Portugal tem uma reserva estratégica de antivirais (1100 tratamentos completos) .
Serão usados, por exemplo, se num aviário português surgirem aves com H5N1, nas pessoas envolvidas no abate sanitário.
(Graça Freitas) 22.10.05

2.º - Numa primeira fase em que se verifiquem casos isolados, as unidades hospitalares de referência serão as mesmas identificadas para a pneumonia atípica : Hospital de Dona Estefânia, para casos de crianças, Hospitais Universitários de Coimbra para a Região Centro, o de Curry Cabral (em Lisboa) para a Região Sul e o de São João (no Porto) para a Região Norte.
(Graça Freitas).22.10.05

3.º - Análises laboratoriais, no Reino Unido, confirmaram que os cisnes encontrados mortos sexta-feira, na Croácia, estavam infectados com o vírus H5N1 da gripe das aves.
diário digital 22.10.05

4.º - O laboratório britânico GlaxoSmithKline deverá anunciar quinta-feira que poderá produzir milhões de doses de vacinas contra um vírus humano decorrente da actual gripe aviária no espaço de quatro meses após o início de uma pandemia, noticiou ontem o jornal inglês "Sunday Times".
DN 24.10.05

5.º - Número de chamadas para a Direcção-Geral de Saúde aumentou mais de 500 por cento. Cidadãos particulares, médicos, veterinários, procuram respostas sobre a pandemia. Equipa já foi reforçada com mais técnicos para dar vazão a tanta dúvida 24.10.05

6.º - Através de acções de prevenção e boa preparação a organização mundial de saúde diz-se convencida da possibilidade de não haver pandemia na Europa
PD 24.10.05

7.º - Doze gansos patola e cinco gaivotas encontrados hoje mortos entre a praia da Consolação e a do Molhe Leste, Peniche, vão ser analisados pelo Laboratório de Investigação Veterinária para saber se têm o vírus da gripe das aves 24.10.05.