domingo, setembro 18, 2005

Para entender CC

Modelo de Greener:

1º- policy-transfer (a transferência de políticas): identifica como e porquê os governos adoptaram progressivamente políticas alheias na formulação de novas políticas;
2º - social learning (aprendizagem social): analisa as razões que levaram os decisores políticos a ajustar os objectivos ou os instrumentos à experiência passada ou a novas informações;
3º- path dependency (dependência de percurso): teoriza sobre a possibilidade da política se libertar de padrões pré-estabelecidos.
(cfr. Simões, Jorge, 2004, Retrato Político da Saúde. Coimbra. Almedina, pág.27)

Quanto àquelas já vimos o que se está a passar, quanto a esta (possibilidade política de CC se libertar de padrões pré-estabelecidos) vejamos o que diz CC:
«Que acontecerá em futuros ciclos políticos? Assimilação das mudanças e estabilização, nova dinâmica de progresso, ou lento retrocesso? Ou, pelo contrário, assistiremos a uma ruptura ainda mais violenta com o Estado-Providência, como a esquerda conservadora vem augurando? Que farão outras maiorias de sinal diferente, se chamadas ao poder? Recuperam as reformas em proveito próprio, ou regridem para o modelo inicial?
(…)
«É altamente provável a política de continuidade do modelo social sufragado pelo espectro central. Não haverá então diferenças? Sim, elas serão evidentes, embora deslocadas da questão social (…)»
(…)
«Pela nossa parte, sem ser por acto de fé, prevemos a consolidação das reformas realizadas nestes últimos dois anos. Por alguma razão passámos quarenta anos a pensar, propôr e pedir reformas no sector. Não é agora, que elas acontecem, que fugimos dos seus efeitos.»
(CC, Prefácio à obra acima citada, pág.19-23)
Vivóporto