sábado, novembro 05, 2005

Só os Burros não Mudam de Ideias

«Exige-se que, nas escolhas dos altos responsáveis da administração pública, das instituições públicas e das empresas com participação de capitais públicos, predominem considerações de mérito e não critérios meramente político-partidários. Só assim se credibiliza o Estado e se evitam os custos sociais que resultam da substituição maciça de dirigentes sempre que muda o partido que suporta o Governo. Passados 30 anos sobre a instauração da democracia, é tempo de acabar com esta prática que, cada vez mais, mina as possibilidades de desenvolver o país»
Cavaco Silva, manifesto eleitoral.

O autor da afirmação eleitoral acabada de transcrever (Cavaco Silva) foi o responsável, (através de Leonor Beleza, enquanto Ministra da Saúde) pela inovação de começar a nomear gestores políticos para os Conselhos de Administração dos hospitais com base em critérios «meramente político-partidários». Antes disso, os Administradores dos Hospitais eram nomeados na sequência de concursos públicos nacionais, em que o que imperava era única e simplesmente o mérito.

O que faz Cavaco hoje e, antes dele também Leonor Beleza (há bem pouco tempo) vir dizer o que diz?
Será mera retórica eleitoral?
Não acredito. Acredito sinceramente que Cavaco, neste ponto, influenciado, provavelmente, pela sua delfim (Leonor Beleza) já se deve ter apercebido do mal que fez aos hospitais, à saúde, «às possibilidades de desenvolvimento do país» e os «custos sociais» (e políticos) que gerou com a sua insensatez. Estou certo que ele, melhor do que ninguém, está hoje em condições de perceber o quanto é errado o actual sistema de nomeação dos gestores políticos com base apenas na confiança político-partidária.

Cavaco Silva e Leonor Beleza são duas pessoas inteligentes. Dão hoje a mão à palmatória. Só lhes fica bem reconhecerem o erro. Afinal, como dizia Mário Soares «só os burros é que não mudam de ideias».

E CC, apoiante do MASP («se fiz parte do MASP I e do MASP II, porque não havia de fazer parte do MASP III?»- CC dixit) o que pensa ele fazer? Para já, à boa maneira socialista, foi cavalgando no sistema de nomeações criado pelo PSD, nomeando «meramente com base na confiança político-partidária». Mesmo os que deixou ficar (caso da maioria dos CAs dos HH SA) fê-lo com base no mesmo critério. Quer os que nomeou de novo quer os que lá deixou ficar, são todos comissários políticos de CC. Por eles responde politicamente.

Até quando?
Irá levar os mesmos 17 anos que levaram Cavaco Silva e Leonor Beleza?

Talvez a necessidade de reeleger Mário Soares não seja compatível com tanta demora. Era bom, Professor Correia de Campos, que não perdesse mais tempo. Até final do ano, o mais tardar, exige-se que mostre a sua inteligência. Altere o sistema de nomeação dos gestores hospitalares. Tire o tapete ao Professor Cavaco Silva. E (re)mereça o nosso respeito.
Vivóporto