domingo, julho 17, 2005

Centro Hospitalar de Lisboa

Computadores de três hospitais de Lisboa estão parados há dez dias
O sistema informático do Centro Hospitalar de Lisboa, que abrange os hospitais civis de São José, Desterro e Capuchos, está totalmente paralisado desde o dia 8 deste mês, causando numerosos transtornos no funcionamento daquelas unidades de saúde.
De acordo com um médico do Hospital de São José, contactado pelo PÚBLICO, "a situação é grave porque, aparentemente, perdeu-se o registo de todos os doentes, não se sabendo ainda se há a possibilidade de os recuperar".Ainda segundo este médico, as consultas externas e os internamentos estão a processar-se "de forma difícil", pois se o doente não tiver o cartão do hospital, com o código que lhe foi atribuído informaticamente, é quase impossível aceder ao seu processo clínico.No entanto, ainda segundo declarações do mesmo médico, consultas, operações e internamentos, têm tido lugar, apesar da "grande confusão".Pilar Vicente, clínica do Hospital de São José e membro da direcção do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, confirmou ao PÚBLICO esta situação, explicando que a admissão de doentes nas urgências do hospital está a demorar muito mais tempo que o habitual, "pois o processo de inscrição é todo feito manualmente".Segundo esta médica, há indicações de que a lista de espera de doentes para cirurgia terá sido apagada do sistema, mas não existe nenhuma confirmação nesse sentido. "Ninguém sabe ao certo o que vai acontecer ou quando é que esta situação estará resolvida", acresenta.José Carneiro de Almeida, assessor de Nuno Cordeiro Ferreira, coordenador do grupo hospitalar dos Hospitais Civis de Lisboa, confirmou a avaria que se verifica no sistema informático e que abrange os três hospitais, referindo que existe uma "previsão de que tudo volte à normalidade já nesta segunda-feira"."O sistema avariou totalmente há oito dias, tendo os técnicos de informática tentado de imediato resolver a situação, o que não foi possível. No início da semana contactou-se a empresa norte-americana que forneceu o sistema instalado no Centro Hospitalar de Lisboa e que, desde então, está a tratar da sua reparação, havendo a previsão de que a situação esteja resolvida já nesta segunda-feira", explicou.Ainda segundo José Carneiro de Almeida, a avaria constitui um imprevisto cuja solução "não está nas mãos da administração do centro hospitalar" e "não tem tido qualquer efeito sobre o funcionamento normal dos serviços, excepto uma maior demora no registo dos doentes, que é feito manualmente". Segundo outras fontes, os pagamentos a fornecedores estão também suspensos desde o dia 8.
Jornal Público