quarta-feira, agosto 03, 2005

Esclarecimento da APAH

Relativamente ao teor da noticia veiculada pelo "Saúde SA" quanto à reunião que a direcção da APAH manteve com a Secretária de Estado Adjunta do Ministro da Saúde, Dra Carmen Pignatelli, entende esta direcção fazer as seguintes correcções :
1. Quanto ao sentimento dos membros da direcção no que concerne ao interesse, colaboração e apoio por parte do Ministério relativamente às questôes que preocupam os Administradores Hospitalares, não é verdade que " concluída a reunião a decepção da delegação da APAH era total ". Bem pelo contrário, a Secretária de Estado Adjunta transmitiu o reconhecimento da importância dos A.H. aos vários níveis da organização hospitalar, propôs que a Associação desenvolvesse contactos junto da Unidade de Missão dos Hospitais SA no sentido de ver introduzida a nossa profissão no Acordo Colectivo de Trabalho que aquela unidade tem vindo a negociar com os vários grupos profissionais.
2. Ficou a direcção da APAH com a incumbência de preparar um documento com a proposta a apresentar à Unidade de Missão.
3. Transmitiu-nos a Secretária de Estado Adjunta do Ministro da Saúde estar finalmente desbloqueada a publicação da lista classificativa provisória dos candidatos admitidos ao concurso para provimento dos lugares de administrador hospitalar, aliás já publicada.
4. Relativamente à recomendação de se reequacionar a carreira, o que nos foi transmitido não teve a ver com a aquisição de novas competências , mas com a compatibilização da carreira com os desenvolvimentos verificados e previsíveis no estatuto dos hospitais e na administração pública em geral.
5. O diálogo actualmente existente entre a APAH e o Ministério da Saúde parece-nos poder criar condições para uma nova etapa no relacionamento inter-institucional que esperamos virá a corresponder às expectativas dos nossos associados.
Com os melhores cumprimentos
A Direcção da APAH
Nota da SaudeSA:
Face ao esclarecimento da Direcção da APAH, cabe-nos pedir desculpa à Direcção da APAH, à Dr.ª Carmen Pignatelli, aos colegas AH e a todos os leitores da SaudeSA.
Ficamos satisfeitos pelos resultados da reunião realizada com a senhora secretária de estado.
Prometemos fazer todos os esforços para evitar cometer erros semelhantes, mediante a selecção e confirmação rigorosa de todas as informações que nos chegam.
Agradecemos á APAH o esclarecimento oportuno que nos fez chegar.