terça-feira, maio 24, 2005

O Ranking. Nomeações já.

Independentemente da classificação, o que é perceptível é que o Hospital de S. Sebastião é na realidade o melhor hospital.
Antes destas classificações, já assim era.
Curioso, ou talvez não, é um hospital em que médicos e Administradores Hospitalares caminham lado a lado na gestão dos serviços clínicos. Curioso, ou talvez não, é um hospital sobre o qual não há anedotas relativamente á entrada de amigos do C.A. para lugares de relevância. Curioso ou talvez não, é um hospital que mantém o seu rumo, a sua missão e a sua cultura de ano para ano.
Se esta classificação servirá para escolher os novos C.A. ou não é pouco mais que indiferente.É urgente que sua Excia CC decida (bem sei que este termo assusta o Governo) quem é que vai colocar á frente de cada hospital.
Senão, vejamos:- Nos hospitais em que profissionais, utentes e dirigentes estão satisfeitos, há desmotivação porque há a dúvida se se vai manter a equipa dirigente.- Nos hospitais em que ninguém está contente com a equipa dirigente, há desmotivação e “boatos” sobre quem sai e que entra.Enquanto as dúvidas de mantém, e a motivação decresce a produtividade vai caindo. Enquanto as nomeações vão e vem, chegamos a Junho. Tomar posse (é com água não é?) e começar as conhecer as instituições, chegamos a Julho. Em Agosto, o país mais rico da Europa fecha para férias. Em Setembro e Outubro, não há grandes decisões, pois o Governo está em campanha autárquica. Entretanto, chegamos a 2006 e lá se perdeu mais um ano.
Sejam os critérios:- O irmão do irmão;- A continuidade de todos;- Limpeza Geral;- Só Administradores Hospitalares;- Nenhum Administrador Hospitalar;- Os do partido;- Os da concelhia;- Os mais competentes;Seja qual for o critério, a bem de todos nós, DECIDAM.Não esperem mais pelo relatório Constâncio, ou Gouveia, ou da Unidade de Missão, ou seja lá de quem for.Decidam, até porque esta conversa sobre boatos e nomeações aqui no Saúde S.A. está a atrapalhar as excelentes discussões que temos tido sobre o que é realmente importante.
LM