sexta-feira, maio 13, 2005

Apelo aos AH

Se dúvidas haviam, cá está.
O ministro admite que o que andou a ensinar na ENSP durante tantos anos, não serve para nada.
Nem ele próprio acredita que o curso em que lecciona seja capaz de dotar os profissionais de competências para a gestão dos hospitais.
Já agora, onde é que a Drª Carmen propõe que sejam adquiridas competências?
Quantos são os gestores públicos (ou privados) que depois de uma licenciatura, são alvo de exame para aceder a uma pós-graduação (de 2 anos que não é feita ao fim-de-semana) que inclui uma dissertação e um estágio profissionalizante obrigatório.
Basta olhar para os anúncios que são publicados, p.ex. no Expresso sobre pós-graduações em Gestão e ficamos completamente elucidados sobre as competências acrescidas que os "estudantes" adquirem. Algumas nem avaliação têm. Basta aparecer.
Neste nosso fórum de discussão, adivinhamos tudo o que iria acontecer. Tivemos, algumas, ténues esperanças que algo poderia mudar. No final...

Será que é desta que os Administradores Hospitalares se vão unir para CONTESTAR, PROTESTAR, REIVINDICAR o seu direito à oportunidade de demonstrar se são ou não os melhor preparados para gerir hospitais.
- Que a carreira (função pública) tenha acabado;
- Que não haja mais concursos de ingresso;
- Que as promoções sejam feitas de acordo com outros métodos;
Não há problema.
Que nos ignorem, e permitam que os amigos (desta vez rosas) preencham os lugares com consequências terríveis nos dinheiros dos contribuintes, isso é que não.
E não adianta vir com treta que a APAH é uma Associação profissional, não é um sindicato, e por isso tem poderes limitados de intervenção.
Se cada A.H. se desse ao trabalho de denunciar a situação em jornais, revistas, conferências, congressos, logo veríamos se CC não voltava atrás. (como de costume). Um pouco de pressão num qualquer jornal e a situação resolvia-se.
No entanto, ninguém está para se aborrecer muito. O lugarzito está garantido, se o hospital dá mais ou menos prejuízo, que se lixe, que no final a conta é a dividir por todos.
Apelemos a todos os A.H. que participam neste BLOG para que deixem uma mensagem da sua indignação. Apelemos a todos os que ainda não participam para que se tornem participantes, pelo menos uma vez, e contribuam para este protesto.
Deixemos de ser “totós”. Se uma afronta a uma classe profissional, como é esta acontece a médicos ou enfermeiros, o espectáculo que não seria. Pouco tempo duraria o Ministro.
Como já alguém disse por aqui, este pode ser que não chegue ao Natal.
Protestemos e aguardemos a reacção da APAH
Administrador Hospitalar- Comentário enviado à SaudeSA.