terça-feira, maio 24, 2005

Reforma da Gestão Hospitais

Continuo na minha. O Ministro da Saúde deve começar a poupar de imediato do seguinte modo:
1º Acabar com a colegialidade da gestão hospitalar, em todos os hospitais. Deve haver apenas um Director Hospitalar controlado por um sistema adequado de «freios e de equilíbrios». A eficácia do sistema, podem crer, vai melhorar. A responsabilização a gestão é mais efectiva. A solução é muito mais barata.
2º Nomeação deste Director Hospitalar com base na confiança política, para que o processo possa ser célere e reduza o nº de boys, venham eles de onde vierem;
3º Os lugares de direcção intermédia a nível de serviços de apoio geral (Aprovisionamento, Pessoal, Financeiros, Hoteleiros, etc.) deverão ser obrigatoriamente desempenhados por profissionais da carreira de Administração Hospitalar. Nos restantes serviços, de acção médica, promover o desenvolvimento da criação de Centros de Responsabilidade, Dirigidos por médicos e apoiados obrigatoriamente por Administradores Hospitalares de carreira. Esta proposta introduz uma componente de gestão a todos os níveis, sem perda da autonomia e identidade técnica dos serviços de acção médica e é um bom meio de controlar, também por aqui a actividade do Director. Não foi por acaso que os AH foram quase todos afastados destes lugares;
4º Devem ser rescindidos os contratos de todas as admissões de pessoal verificadas, nos dois últimos anos, com preterição de formalidades legais e de todas as admissões políticas efectuadas em todos os HH, em especial nos SA: assessores, consultores, directores de serviços de apoio geral (pessoal, doentes, financeiros, aprovisionamento, etc.)
5º Retirar de imediato as mordomias que foram atribuídas aos membros dos CA dos HH SA;
6º Vender de imediato os carros dos membros dos CA dos HH SA em haste públicaEnquanto nada disto for feito, não poderemos ver com bons olhos qualquer corte em despesas que apenas vão afectar «o mexilhão».
Vivóporto