sexta-feira, junho 09, 2006

Anexo

Mudanças na gestão e nos RH dos hospitais

1- Mudanças na gestão
1.1. Definir e consensualizar uma estratégia a concretizar através de planos e objectivos para todo o hospital;
1.2. Mudar a estrutura e a repartição de poder no sentido de maior descentralização interna e de decisão mais próxima das “operações”;
1.3. Assumir a autonomia do hospital repartindo, em cascata e pelos CRI e Serviços, o poder e a responsabilidade pelos resultados;
1.4. Mudar os valores e cultura no sentido de orientação para resultados e para serviço a prestar;
1.5. Assumir novos papéis de gestão (ex. facilitador, “sponsor” de projecto), fazendo emergir novas lideranças e mostrando visibilidade e disponibilidade para ajudar (menos “produtor de despachos” e “desk jockey”);
1.6. Melhorar os sistemas de gestão e ajustá-los à estratégia e necessidades decorrentes do plano definido (informação, avaliação, retribuição,...).

2- Mudanças nos RH
2.1. Melhorar o ambiente e o enquadramento em que decorre o trabalho (instalações e equipamentos, sistemas de informação, segurança e saúde no trabalho);
2.2. Mudar o estatuto e o regime de RH (CIT, ACT, eliminar a rigidez excessiva das carreiras), promover a definição de objectivos e o envolvimento dos profissionais na melhoria (de resultados, processos e recursos);
2.3. Garantir avaliação objectiva e justa para todos os profissionais, adequadamente associada a formação, promoção, retribuição (incentivos);
2.4. Apostar no desenvolvimento das pessoas (formação, informação, participação na decisão e em GT, etc.) para garantir maior satisfação e melhores resultados no futuro;
2.5. Usar mecanismos de flexibilização para melhorar a qualidade e eficiência dos processos;
2.6. Melhorar o posicionamento/comportamento de modo a conseguir melhores resultados para o hospital e, também, como meio de induzir mudança na cultura.